American Airliner Plane

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

COMO REDIGIR O CURRÍCULO DE UM COMISSÁRIO DE VOO


Querido futuro tripulante, 
seja muito bem vindo a bordo deste sonho!


Já preparou seu currículo????
Caso não, ou caso sim e precise de algumas idéias, aqui vão algumas:

Você já passou por todas as etapas e essas foram concluídas com sucesso. 
Agora chegou a hora de se empenhar  e de preparar o seu Currículo. 

O Currículo do Comissário de Voo difere demais dos Currículos do mercado profissional, por conter informações inerentes à função, como o Código ANAC, por exemplo, e por valorizar as características específicas requeridas a este profissional.

Imagine que você concluiu o curso de comissários de voo, obteve sucesso na banca da ANAC e chegou a hora de preparar seu Currículo e encaminhá-lo para as empresas aéreas. Até aqui tudo bem! Você está apto, se qualificou em alguma língua, está com peso e altura compatíveis e acredita estar exatamente no perfil ideal para concorrer a uma vaga no mercado da aviação civil. 
O problema é que você vai concorrer com centenas de interessados neste mesmo perfil ,e pior, tendo como seu defensor um simples pedaço de papel , SEU CURRÍCULO.
Então como fazer o seu currículo se destacar dentre os demais? 
Vamos a algumas dicas:

É importante que saiba que o currículo será analisado sob os aspectos de forma e conteúdo.

Forma do Currículo

Seja original!
Apesar dos milhares de modelos disponíveis na web e outros tantos  em papelarias espalhadas pelo Brasil, não caia no erro de copiar qualquer um deles.  

Papel, capas e envelope: Não exagere! Papel de qualidade não quer dizer papel com textura e alto relevo. No caso específico dos Currículos, opte sempre pelo formato A4 (padrão de documentos no Brasil), branco, liso e com gramatura de 90 g/m2. Não use capas. Currículos com capas ou envelopes (caso entregue pessoalmente) provavelmente serão descartados bem antes de chegar aos selecionadores. 
Não gaste seu dinheiro e nem perca seu tempo com isso.

Menos é Mais...
Seja sucinto, resuma ao máximo o que você vai falar para que tudo fique claramente exposto em uma folha, isso mesmo, se o selecionador vai ler muitos Currículos, o seu com várias folhas pode irritá-lo profundamente. Nada de folha de rosto, índice, redação emotiva ou apelos religiosos. Você não está fazendo trabalho acadêmico, nem escrevendo para os amigos.

Fontes: Seja original, mas tenha cuidado! Utilize apenas um tipo de fonte no currículo. Fuja da Times New Roman (padrão na maioria dos processadores de texto) e também das letras infantis ou de fantasia, que darão ao seu currículo um ar amador ou pueril. Você pode optar por Calibri, Arial ou Georgia, entre outras, mas todas de fácil leitura. Em relação ao tamanho da fonte, utilize no mínimo 10, lembre-se que seu selecionador pode ser um profissional sênior e fontes minúsculas, além de esteticamente não serem adequadas, dificultam a leitura.

Cor: Use sempre PRETO. É forte a tendência de se tentar usar um cinza para deixar o design mais leve, mas, reduza no máximo a 75% de preto. E se puder, use o preto 100%, que é sempre a melhor indicação.
Bordas, desenhos e gravuras: Nada de desenhos, gravuras, ilustrações, molduras, bordas, fadinhas, sinos, mensagens religiosas. O currículo é um documento sóbrio, então você também deve ser.
Só existe um formato possível: A4. Pense sempre que seu currículo será classificado numa pasta no arquivo da empresa, portanto, um envelope do tamanho de uma pasta de correio, ou do tamanho de uma pequena caderneta de telefones são contraindicados. 
Nada  de Paisagem, ninguém vai querer virar o seu currículo de lado para ler, especialmente se ele estiver grampeado a vários outros, ou fixado em uma pasta. Não chame atenção desta forma. 

Conteúdo do Currículo

Não utilize frases feitas para se apresentar.
Seu currículo já foi encaminhado ao setor de recrutamento e seleção de Comissários, você não precisa ficar se explicando ou se apresentando, para isso existe a carta de apresentação.
Foto: Invista em uma foto de qualidade, lembre-se que o seu Currículo vai defender você, portanto, capricho é fundamental! Esqueça aquela foto 3x4 antiga, nada de fotos recortadas que tirou com os amigos ou o namorado no churrasco ou nas baladas, nada disso, por favor! Se possível, faça a foto com um profissional capacitado. O tamanho da foto deve ser 5X7 e com fundo de cor clara; 
Dados pessoais: Dê destaque ao seu nome, utilize um tamanho um pouco maior de fonte.
Endereço: Não invente um endereço em São Paulo achando que isso vai facilitar a contratação, pois não vai.
Telefones de contato: A empresa vai ligar para estes números, portanto, celular ligado 24hs e atenção total. Caso dê seu contato de casa, não esqueça de avisar às pessoas que moram com você.
E-mail: Endereços eletrônicos engraçados podem traduzir uma ideia muito errada da sua personalidade, por exemplo: gostozinhadoipsep@, abelhinhafazmel@, htinha@... Crie um endereço com seu sobrenome e as iniciais do seu nome, ou vice-versa, por exemplo. Seja profissional!
Data de nascimento, Peso e Altura: Não minta, não invente, você não vai crescer, não vai ficar mais novo ou mais velho e nem tão pouco emagrecer tanto assim até a data da seleção. Muita atenção nesse quesito. 
Não esqueça de colocar o Código ANAC.
Objetivo: Não utilize os textos prontos de internet. “Contribuir para o crescimento da empresa...” todos sabem que isso é balela. Seja direto: “Atuar como Comissário de Voo” 
Formação: Dê preferência à formação de Comissários e aos cursos relacionados à área de trabalho (atendimento pré-hospitalar, qualidade no atendimento, postura e oratória). Relacione a instituição, a data de conclusão e o curso realizado. O mais importante: não invente, não afirme em um documento realidades inexistentes. Logo, logo a verdade aparece.  
Idiomas: Mais uma vez, NÃO MINTA. Você não conseguirá enganar os selecionadores com um inglês “the book is on the table”, portanto, estude e não passe vergonha. Utilize termos como básico, intermediário ou avançado para definir sua fluência no idioma. 
Experiência profissional: Apenas as relacionadas com o atendimento ao cliente e à relação interpessoal, na falta destas, apenas as duas últimas. Não se preocupe se você não tem experiência profissional ainda, no caso de ser muito jovem, não é de se esperar que um jovem tenha tantas empresas no currículo. 
Informações adicionais: Experiências no exterior e trabalho voluntário darão ao seu Currículo um brilho especial. 

Espero, sinceramente, que essa dica o ajude e que você consiga preparar um excelente currículo.
BOA SORTE!!!!!!!!




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito bem vindo ao meu Blog! Deixe aqui o seu comentário, responderei assim que possível. Obrigada pela visita!