American Airliner Plane

sábado, 14 de novembro de 2015

"A ÁGUIA E A GALINHA"


"A ÁGUIA E A GALINHA"

Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia e colocou-o no galinheiro juntamente com as galinhas. Ela comia milho e ração própria para galinhas.
Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
– Esse pássaro aí não é galinha, é uma águia. 


– De fato (disse o camponês). É uma águia, mas eu a criei como galinha. Ela não é mais uma águia, transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
– Não (retrucou o naturalista). Ela é e será sempre uma águia, pois tem um coração de águia, este coração a fará um dia voar às alturas.
– Não, não (insistiu o camponês). Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a, disse:
– Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe.
A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista, olhou distraidamente ao redor e para as galinhas embaixo ciscando grãos e pulou para junto delas.
O camponês comentou:
– Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha.
– Não (tornou a insistir o naturalista). Ela é uma águia, e uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa e sussurrou-lhe:
– Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe, mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à graça:
– Eu lhe havia dito que ela virou galinha.
– Não (respondeu firmemente o naturalista). Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo, pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. 
O sol nascente dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:  Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe. A águia olhou ao redor, tremia como se experimentasse nova vida, mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte. Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergueu-se soberana sobre si mesma e começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou… voou… até confundir-se com o azul do firmamento.
Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus, mas há pessoas que nos fazem pensar como galinhas. Nós somos águias, por isso, abramos as asas e voemos. Voemos como águias. 
Cada pessoa tem dentro de si uma águia, ela quer nascer, quer sentir o chamado das alturas e ir em busca do sol, e é por isso que somos constantemente desafiados a libertar a águia que habita em nós.
Sejamos águias em nossas vidas, e não galinhas!

E aí,  já se preparou para alçar seus voos?


Leonardo Boff é um autor muitíssimo consagrado por suas obras publicadas, e que em seu livro “A Águia e a Galinha”, define muito bem o lado águia e galinha do ser humano. Ele nos leva a uma auto reflexão muito interessante. 
Leia, você não vai se arrepender . Descubra a águia que existe em você ;-) 
Boa leitura!!!!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito bem vindo ao meu Blog! Deixe aqui o seu comentário, responderei assim que possível. Obrigada pela visita!